Rua Engenheiro Manoel Osório 23 fone 2585-7285 -
email - labelmascote@uol.com.br

domingo, 7 de junho de 2009

Nunca Feche o Cruzamento

Nunca feche o cruzamento


É muito comum deparar-mos com veículos no meio do cruzamento impedindo o deslocamento de outros veículos em outras direções diversas que não a nossa, que não vai nos atrapalhar e nem nos atrasar caso venhamos a ceder a passagem para este veículo prosseguir ao seu destino.
Assim podemos notar no artigo 45 do CTB que o legislador prevê com muita sabedoria que os condutores devem estar sempre atentos na condução do veículo e ao perceber que estamos nos aproximando de cruzamentos devemos observar com todo o cuidado o local que nos aproximamos, para não impedir o tráfego de outros veículos que queiram cruzar a pista ou mesmo entrar na pista na qual estamos transitando.
Na maioria das vezes os veículos que querem cruzar a pista, não são nossos concorrentes, muito menos porque a pista de rolamento não é pista de corrida, por isso devermos sempre nos preocupar também com o bem estar dos outros condutores, não só o nosso, pois o desconforto do outro condutor pode nos afetar direta e ou indiretamente, tanto em uma manobra mal efetuada por descuido ou até proposital acionando a buzina freneticamente ou gritando para desobstruir a pista.
Nem sempre o condutor que parou no cruzamento é responsável por esta conduta, muitas vezes o semáforo fecha no congestionamento, justamente onde estávamos e o fluxo de trânsito que estava deslanchando lentamente de forma natural, para de repente por completo, travando todo o trânsito em diversas direções.
Neste caso onde houver agentes de trânsito, é ele quem deve observar a lentidão e o fluxo de circulação e prevenir para que isto não ocorra, mas ao revés disto o que normalmente temos visto é este agente de trânsito punir os condutores, que na ótica dele quem estava no fluxo de trânsito cometeu a infração, e na verdade o que precisava era da sua orientação prevarica este agente e, o condutor fica a mercê da sorte, tendo que recorrer ao órgão público que rejeita os argumentos do motorista. Que diferença faz em ficar parado no congestionamento um metro mais adiante ou a menos?
Porém este artigo tem a intenção de alertar os condutores para procurarem aumentar o seu grau de atenção para não fechar o cruzamento, principalmente quando estiver transitando devagar.

Luiz Abel 21/05/09

Nenhum comentário:

PARCELAMENTO DE MULTAS

PARCELAMENTO DE MULTAS